PROUNI 2018 Inscrição

PROUNI 2018 Inscrição – Todos os ano, 2 vezes no mesmo, o processo seletivo do PROUNI feito, permitindo assim a abertura para esse ano das inscrições PROUNI 2018 que ocorrerão no inicio de cada semestre, fique atendo as datas e como realizar sua inscrição no artigo abaixo.

PROUNI 2018 Inscrição - Como inscrever-se no PROUNI de Maneira rápida e descomplicada.
PROUNI 2018 Inscrição – Como inscrever-se no PROUNI de Maneira rápida e descomplicada.

PROUNI é a forma popular e simplificada de se referir ao seu significado que é “Programa Universidade para Todos” do Ministério da Educação (MEC), e que tem como principal objetivo oferecer bolsas de estudos tanto gratuitas como parciais para aqueles estudantes que ainda buscam fazer uma graduação, cujos cursos são oferecidos por instituições de ensino superior particular.

Desde 2005 quando foi criado, o PROUNI junto com o SISU (Sistema de Seleção Unificada) vem auxiliando milhares de jovens brasileiros a realizarem os seus sonhos de obterem conhecimento e garantir uma vida melhor e mais feliz.

Desta forma, o PROUNI 2018 é voltado para a parcela de estudantes brasileiros que ainda não conseguiram um diploma de nível superior, mas que atendam satisfatoriamente algum destes critérios: terem concluído o ensino médio em uma escola pertencente à rede pública de ensino, ser professor de alguma escola pública ou possuir algum tipo de deficiência.

Neste artigo, você encontrará todas as informações sobre o Programa Universidade para Todos, inclusive como funciona o seu processo de inscrição no PROUNI 2018. Então se o seu sonho é continuar os seus estudos para obter uma vida melhor, saiba que o momento chegou, basta continuar comigo pelos próximos parágrafos.

PROUNI 2018 Inscrição – Como fazer

Quando o PROUNI surgiu em 2005 foi por meio da lei de número 11.096, com o intuito de garantir bolsas de estudo parciais e integrais a estudantes que pretendam ingressar em alguma faculdade ou universidade.

PROUNI 2018 Inscrição
PROUNI 2018 Inscrição

E por conceder essas bolsas, o PROUNI tornou-se um dos programas educacionais mais concorridos. É importante frisar que para conseguir uma oportunidade será necessário utilizar a sua nota obtida no ENEM. Por conseguinte, se você prestou o último exame realizado no fim de 2016 e teve um bom resultado possui grandes chances de conquistar uma bolsa.

Como todo programa é importante ficar atento e acompanhar todas as suas novidades para poder participar do seu processo seletivo dentro daquele prazo de inscrição estipulado, caso o contrário terá que adiar essa etapa e esperar a abertura de uma nova oportunidade. E por falar em processo seletivo, o PROUNI é constituído de duas fases, a saber: Processo regular e Processo Remanescente.

No processo regular você pode se inscrever desde que tenha obtido na última prova do ENEM no mínimo 450 pontos e nota diferente de zero na redação, bem como ter cursado o ensino médio completo em alguma escola pública ou então em escola privada, mas sendo bolsista integral da mesma. Podem participar também quem fez parte do ensino médio em escola pública e parte em escola privada com bolsa integral oferecida pela instituição.

Já no processo remanescente você poderá participar desde que tenha registrado desempenho semelhante no ENEM, ou seja, mínimo de 450 pontos e não ter zerado a prova de redação e ser professor de escola pública com atuação direta na educação básica. Deve ainda integrar o quadro de pessoal permanente da referida instituição para que possa fazer cursos na modalidade de licenciatura, cujo objetivo seja o de formar professores para o devido magistério da educação básica.

Além disto, é requisito do PROUNI que para concorrer às bolsas integrais, o estudante deve ter uma renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por cada pessoa. Já para as bolsas parciais, a renda familiar bruta mensal não deve ultrapassar três salários mínimos por cada membro familiar.

Inscrições PROUNI 2018

Inscrições PROUNI 2018 - Veja como Realizar a Sua.
Inscrições PROUNI 2018 – Veja como Realizar a Sua.

As inscrições PROUNI 2018 são realizadas exclusivamente pela internet através deste link (http://siteprouni.mec.gov.br/) e o melhor: gratuitamente. Quando for aberto um novo processo seletivo, o programa disponibilizará um botão de inscrição no site, cujo procedimento de candidatura funciona da seguinte maneira:

Ao clicar sobre o botão correspondente a inscrição no PROUNI 2018 você precisará verificar quais são as instituições e cursos que estão oferecendo bolsas para aquele processo seletivo. Após ter feito essa observação atenta você deverá informar o número de sua inscrição e senha utilizada no ENEM.

E durante o processo de inscrição do PROUNI 2018 você terá direito a escolher até duas instituições, cursos ou até mesmo turnos disponibilizados no programa para obter a bolsa. Para isso, é importante que realize toda a consulta e inscrição com bastante calma para fazer a melhor escolha!

Qualquer novidade, estaremos divulgando aqui no blog. Aproveite e nos siga nas redes sociais.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...